Qualidade da Água
O Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) é elaborado pela entidade gestora (Câmara) e aprovado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), tendo por base o Decreto-lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto.
Deste modo, o n.º de análises a realizar, o tipo de análises (Controlo de Rotina 1, Controlo de Rotina 2 e Controlo de Inspeção) e os parâmetros a investigar são em função do volume de água fornecida diariamente na zona de abastecimento do concelho, das características e origem da água (superficial e subterrânea) e do processo de tratamento efetuado na Estação de Tratamento de Água, em Alvito, e nos reservatórios da Câmara.
Tendo em consideração estes factos realizam-se duas colheitas mensais, em duas das freguesias, existindo uma alternância entre as freguesias, de modo a abranger da melhor forma possível toda a área do concelho.
Quando se regista algum incumprimento, ou seja, quando algum parâmetro ultrapasse o valor paramétrico (valor máximo ou mínimo fixado pelo DL n.º 306/2007), é comunicado à autoridade de saúde e à ERSAR, são realizadas análises de verificação e são averiguadas as causas do incumprimento e aplicadas as medidas corretivas necessárias, de modo a restabelecer a qualidade da água.
No fim de cada trimestre é elaborado o Edital da Qualidade da Água para Consumo Humano que representa o resumo dos resultados obtidos nas colheitas realizadas nos últimos 3 meses (artigo 17.º do DL n.º 306/2007).
Este Edital é afixado nas instalações da Câmara e da Delegação, em Alcáçovas.